Interactividade com dispositivos tecnológicos e comunicativos (páginas pedagógicas, Blogues...);
Criação de blogues por escola, acompanhada de actividades práticas ;
Produção de materiais em formato digital;
Exploração dos recursos da rede do Agrupamento.
● A partir da história visionada no computador os alunos recontaram e dramatizaram a história.
Trabalho de grupo
● Cada professora distribuiu aos alunos imagens da história e pediu – lhes que as ordenassem.
● Pintaram e colaram as imagens em folha própria de BD.
● Em grupo, os alunos construiram frases de acordo com cada uma das imagens.
● Cada grupo apresentou à turma o produto do seu trabalho lendo as frases inventadas para cada uma das imagens.
● Posteriormente elaboraram um Power Point com recurso aos trabalhos realizados pelos alunos.
No fim do Verão, ela viu que o milho estava maduro, pronto para colher e vir a ser um bom alimento.
A galinha ruiva teve uma ideia: «- E se eu fizesse um delicioso bolo de milho?! Todos iam gostar!»
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem a poderia ajudar a semear o milho?
Quem a poderia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem a poderia ajudar a levar o milho para o moinho para ser moído e transformado em farinha de milho para o bolo?
Na quinta viviam outros animais: o pato, o gato e o porco. Ela foi ter com eles.
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não! - disse o pato, irritado. - Acordaste-me para isso?
- Eu não! - disse o gato. - Gosto de prato pronto.
- Eu não! - disse o porco. - Não gosto de me sujar.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou-o no forno.
Quando o bolo ficou pronto ...
- Mas que cheirinho! - disse o porco. - Vem da casa da galinha.Eu também quero!
Todos ficaram com água na boca e foram a correr.
- Eu quero! Eu quero! Eu quero! - disseram os três ao mesmo tempo.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho e a a farinha para fazer o bolo?
Todos ficaram calados ( ninguém tinha ajudado).
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintainhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar.
E assim foi: a galinha e os seus pintainhos aproveitaram a festa e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
PowerPoint da história visionada, elaborado pelo 2º I
Powerpoint elaborado pa turma do 1º B
Trabalho colectivo realizado pelos alunos do 3º J que também trabalharam a mesma história:
A professora Cidália titular turma do 1º H apresentou a História da carochinha e do João Ratão , realizando um trabalho idêntico ao das colegas que trabalharam outras histórias.
Powerpoint apresentado pelo 1º H
História do lobo Culto
Depois de caminhar durante muitos dias, um Lobo chegou a uma pequena cidade. Estava cansado e com fome, doíam-lhe os pés e só lhe restava algum dinheiro que estava a guardar para uma emergência.Então, teve uma ideia: "Há uma quinta fora da cidade", pensou. "Hei-de encontrar lá alguma coisa para comer...Quando espreitou por cima da cerca, viu um porco, um pato e uma vaca. Estavam a ler sentados ao sol.
O lobo nunca tinha visto animais a ler. “Os meus olhos estão a pregar-me partidas”, pensou. Mas, como tinha muita fome, não pensou mais no assunto.Pôs-se muito direito, respirou fundo... e precipitou-se sobre os animais soltando um rugido:
Aaa-OOOOO-ooo!
As galinhas e os coelhos fugiram a correr, mas o Pato, o Porco e a Vaca não se mexeram.
- Que chinfrim é este? — resmungou a Vaca. — Não consigo concentrar-me no livro.
— Ignora-o — aconselhou o Pato.
OLobo não gostou de ser ignorado.
—Qual é o vosso problema? — perguntou o Lobo. — Não vêem que eu sou um grande lobo mau?
— Não tenho dúvida nenhuma — respondeu o Porco.
— Mas não poderias ir ser grande e mau para outro sítio? Nós estamos a ver se lemos. Esta quinta é para animais educados. Sê um lobo bonzinho e vai-te embora — disse o Porco, empurrando-o.
O Lobo nunca fora tratado daquela maneira."Animais educados... animais educados!", dizia ele com os seus botões. "Nunca tal vi. Muito bem! Vou também aprender a ler!" E lá foi ele para a escola.As crianças estranharam um pouco ter um lobo na sala de aula, mas, como não tentava comer ninguém, acabaram por se habituar à sua presença.
O Lobo era estudioso e bem comportado e, depois de se esforçar muito, aprendeu a ler e a escrever. Daí a pouco era o melhor da turma.Muito satisfeito, o Lobo voltou à quinta e saltou a cerca. "Vão já ver”, pensou.
Abriu o livro e começou a ler:
0 Romeu deu a comida ao cão.
— Ainda tens de comer muita batata — disse o Pato, sem mesmo se dar ao trabalho de levantar os olhos do livro.
E o Porco, o Pato e a Vaca continuaram a ler os seus livros sem parecerem nada impressionados.
O lobo saltou outra vez a cerca e correu… direito à biblioteca. Estudou muito, leu montes de livros poeirentos e treinou até ser capaz de ler sem parar.“Agora já devo estar bom para eles”, disse para consigo.O Lobo caminhou até ao portão da quinta e bateu. “Isto vai impressioná-los, com toda a certeza”, pensou.
O Lobo abriu o livro Os Três Porquinhos e começou a ler:
EmtemposquejálávãohaviatrêsporquinhosUmdiaamãechamou-osedisse-lhes…
— Pára com a ladainha — interrompeu o Pato.— Já melhoraste — disse o Porco — mas ainda tens de trabalhar a entoação.
O Lobo meteu o rabo entre as pernas e foi-se embora.Mas o Lobo não ia desistir. Contou o pouco dinheiro que lhe restava e foi à livraria onde comprou um belo livro de histórias.
O seu Primeiro Livro!Ia lê-lo dia e noite, letra por letra e linha por linha. Havia de conseguir ler tão bem que os animais da quinta não poderiam deixar de o admirar.
— Ding-dong! — tocou a campainha do portão.
Estendeu-se no chão, instalou-se confortavelmente, pegou no livro novo e começou a ler.
Lia cheio de confiança e entusiasmo e o Porco, a Vaca e o Pato escutavam sem dizer uma palavra.Assim que ele acabava uma história, o Porco, a Vaca e o Pato pediam ao Lobo que fizesse o favor de lhes ler mais uma.E o Lobo leu uma história atrás da outra. Tão depressa era um génio a sair da lâmpada, como o Capuchinho Vermelho ou um pirata fanfarrão.
— Isto é demais! — exclamou o Pato.— É um mestre! — disse o Porco.
—Por que é que não ficas a fazer um piquenique connosco? — convidou a Vaca.
E lá fizeram o piquenique, o Porco, a Vaca, o Pato e o Lobo. Estenderam-se na erva e passaram a tarde a contar histórias.
— Podíamos tornar-nos contadores de histórias — lembrou a Vaca de repente.
- Podíamos viajar pelo mundo fora — acrescentou o Pato.
— Podemos começar já amanhã — disse o Porco.
O Lobo esticou-se na erva. Estava feliz por ter aqueles amigos maravilhosos.
«Becky Bloom e ilustrações de Pascal Biet. Um Lobo Culto. 2ª edição. Ambar»
Powerpoint do" Lobo culto"
Posteriormente os alunos reoganizaram a História com recurso ao computador.Após este trabalho recontaram a história em folha própria (B.D) e recontaram-na à turma por grupos.
A professora do 2ºC apresentou uma História de Natal , própria da época que se aproximava.
Powerpoint apresentado à turma ( professora Maria do Rosário)
A professora distribuiu aos alunos imagens da história e pediu – lhe que as ordenassem.
● Pintaram e colaram as imagens em folha própria de BD.
● Em grupo, os alunos ordenaram as quadras de acordo com cada uma das imagens.
● Cada grupo apresenta à turma o produto do seu trabalho lendo as quadras para cada uma das imagens.
● Posteriormente elabora-se um Power Point com recurso aos trabalhos realizados pelos alunos.
QUADRAS ALUSIVAS À HISTÓRIA (DESORDENADAS)
Um estábulo fora da terra
Foi o local encontrado.
O berço era a manjedoura
Com a vaca e o burro ao lado.
Do deserto vieram
Três Reis Magos para o ver.
De camelo viajaram
Com prendas para oferecer.
Baltazar trazia mirra
Ouro lhe deu Gaspar
E Melchior trouxe incenso
Para o menino louvar.
Maria e José, seus pais,
um abrigo procuravam.
A cidade estava cheia
Onde ficar não achavam.
Numa noite em que as estrelas
Cintilavam com mais luz,
uma grande anunciava
Que ia nascer Jesus
Nasceu um lindo menino
De José e de Maria
Em Belém da Galileia
Numa noite muito fria.
E há mais de dois mil anos
Pela mão de uma criança
Nasceu uma nova fé
Que traz Paz, Amor e Esperança.
No Oriente se viu a estrela
Que coisa aquela seria?
Brilhava com uma luz bela
A noite parecia dia.
Powerpoint apresentado pela turma de 2º e 3º ano de Bencatel relacionado com o Natal
Canção relacionada com "A Magia do Natal" cantada pelos alunos desta turma
A Magia do Natal
Um problema complicado
Sempre teve solução.
Com esforço, boa vontade
E muita dedicação.
Porque será que parou
Esta máquina importante?
Para nós, ela é mesmo
O principal ajudante!
Mas o que vai ser de nós?
Como vamos conseguir?
Sem brinquedos, as crianças
Irão deixar de sorrir.
Reconto da história com recurso à banda desenhada