terça-feira, 10 de março de 2009

7ª Sessão-Decifração e compreensão textual

O projecto PNEP tem sido muito empreendedor. Apesar de toda esta conjuntura que se vive nas escolas o trabalho dos bons profissionais não tem sido descurado. Muitos têm sido os ensinamentos e as estratégias que vou recebendo. Todas elas me tornam, mais reflexiva sobre o meu trabalho como professora, assim como me dão “ferramentas” para difundir mais ideias pelos colegas com quem vou articulando.
Intenso tem sido o trabalho realizado pelos formandos. Para evidenciar as suas tarefas, continuo a promover a divulgação dos seus trabalhos. Assim, aqui vou apresentar mais alguns trabalhos realizados nas sessões tutoriais relacionados com o tema.

Trabalho desenvolvido na E B 1 de de S. Romão ( Professora Alzira e professora Elsa)

Construção de um novo texto a partir do texto dado substituindo algumas palavras.

Formam-se grupos de 4/5 alunos com algum equilíbrio entre os grupos.
A professora distribui as fichas.
Um dos alunos do grupo lê o seu texto para a restante turma.
Os grupos falam entre si sobre as palavras que rimam no seu texto e sublinham-nas.
Posteriormente cada grupo inventa novas palavras (que rimem também) e substitui as iniciais de forma a que o texto fique à mesma com sentido.

Assim, tivemos como objectivos:
-Desenvolver a imaginação e a sensibilidade;
- Desenvolver a capacidade de identificar rimas;
- Sensibilizar para a abordagem do texto poético como forma de cativar os alunos para a leitura e a escrita;
- Ser capaz de construir rimas.

VAMOS RIMAR!
1º Passo – Ler o texto (A)

O Guilherme viajou
Um dia de foguetão
Viu um jardim com um laguinho
Lá para os lados do Japão

De repente acordou
Com um foguete a estalar
- Que pena era um sonho
E eu que queria guiar!

2º Passo – Sublinhar as palavras que rimam.

3º Passo – Substituir as palavras sublinhadas por outras que rimem também e de modo a que o texto fique à mesma com sentido.


4º Passo – Copiar o texto com as palavras que inventaram
.


5º Passo – Reproduzir em plasticina o texto que construíram.


6º Passo- Apresentação do trabalho ao grupo turma.

Textos de outros grupo (2º,3º e4º ano)
Texto B
Numa tarde de domingo
O flamingo Armindo
Sai para a rua sorrindo

Pela floresta vai comendo
E chega a um florido jardim
Colhe aí um malmequer
Mesmo ao pé de um jasmim

Volta de novo para casa
E oferece à sua amada
O bonito malmequer
Que a deixa encantada

Texto C
O Gil adora geleia
Come, come, sem parar
E quando chega ao ginásio
Farta-se de suar

Ele era um belo ginasta
Girava, saltava e corria
Mas depois de engordar
Perdeu logo essa mania

Texto D
Toca o clarim
Toca o clarinete
Come o Joaquim
Por engano um sabonete

Suja a blusa
Suja o blusão
Pobre Joaquim
Precisa de sabão

Texto E
Em Abril
O Pedro foi ao Brasil
Abraçou o Adriano
Que não via há um ano

Recebeu um cravo branco
De uma bonita menina
E fruta fresca num cabaz
De um bonito rapaz

Produções dos alunos:




As crianças vêem as rimas como um divertimento. Brincar com as palavras, articular sons, imprimindo-lhes determinada cadência é sensibilizar a criança para a língua materna, despertando-lhe o gosto pela leitura e pela escrita.São actividades lúdicas que podem motivar e encaminhar as crianças no mundo da escrita.