A importância do ensino explícito do vocabulário na compreensão da leitura e na produção textual.
A reflexão orientada sobre o conhecimento da língua e os efeitos da consciência linguística na aprendizagem dos usos secundários da língua e na sistematização desse mesmo conhecimento.
Nestas sessões tutoriais desenvolveram-se várias actividades com o objectivo de melhorar os níveis de compreensão da leitura, da expressão oral e da escrita. Foram também realizadas várias actividades com o objectivo de desenvolver o conhecimento lexical e treinar a consciência fonológica .
A professora do 1ºB (Ana Almas) apresentou a história “ A Joaninha Vaidosa” recorrendo ao uso da biblioteca digital.
● A partir da história contada, os alunos fizeram o seu reconto e desenharam as personagens /objectos da história, apresentando-as aos seus colegas.
Os colegas repetem o nome dessa personagem e fazem a divisão em sílabas (batendo as palmas); Por baixo da imagem a professora cola um quadrado de papel colorido por cada sílaba da palavra, escrevendo-a no quadroO procedimento repete-se para os restantes desenhos, sendo os alunos que identificam o número de quadrados que devem ser colocados junto da imagem.
● Os alunos formam um círculo; um aluno vai para o centro da roda, com uma bola. Este aluno produz uma sílaba e atira a bola a um colega; o colega que a recebe acrescenta uma sílaba, formando uma palavra. A bola volta para as mãos do aluno do centro, continuando o jogo. Quem errar sai do jogo.
No final da aula expressaram a sua opinião em relação às actividades desenvolvidas.
O que os alunos da turma escreveram sobre as actividades desenvolvidas...
Gostei muito desta aula. Foi bem divertida! (Beatriz)
Eu adorei esta aula. Foi diferente e diverti-me imenso. (Laura)
Adorei esta aula. Foi divertida. Quero ter mais aulas assim. (Mavilde)
Eu gostei muito porque foi uma aula diferente, divertida e interessante. (Diogo)
Os alunos do 1º N (professora Amélia) contaram uma história a partir dos objectos retirados do "Baú das surpresas"
A professora pediu a cada par para retirar da caixa um objecto (à sorte).
Depois de olharem para o objecto os dois alunoscontam a história que esse objecto sugere.
Os restantes alunos ouvem a história para verificarem se a história se adequa ao objecto retirado .
Numa follha própria os alunos fazem o desenho da história e alguns escrevem as legendas.
Continuam com "O jogo das palavras encadeadas".
Um aluno nomeia uma palavra aprendida (da história) que comece por um determinado som;
A criança seguinte terá que dizer outra palavra que comece pela sílaba seguinte com que terminou a palavra dita pelo companheiro.
Continuará assim até que todos tenham dito uma palavra.
- Ex: Rato...Torre...Rede...
Na sala do 1º H (professora Cidália) os alunos visionaram a história do Capuchinho Vermelho em PowerPoint:
A professora fez um questionário (com recurso ao datashow) para verificar se todos os alunos compreenderam a mesma.
De seguida mostrou uma BD da história já ordenada.
- Facultou aos alunos vários temas de histórias tradicionais conhecidas
- Pediu aos alunos para fazerem a sua própria BD da história que escolheram
- Apresentou cada um oralmente a sua história para o restante grupo.