quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

3ª SESSÃO TEMÁTICA A2 - O ENSINO DA LEITURA

Sumário
-Introdução aos Novos Programas de Português do Ensino Básico: enquadramento, fundamentos, conceitos - chaves, opções programáticas e resultados esperados; organização programática do 1º Ciclo.
- Descritores de desempenho e conteúdos dos novos Programas relacionados com a leitura.
-O ensino da leitura. A leitura em sala de aula e na biblioteca.
- Actividades de animação da leitura e a relação com o Plano Nacional de Leitura.
- A avaliação da leitura.
-Planificação de actividades em grupo.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

VELHOS PROBLEMAS, NOVOS DESAFIOS

Em geral, todos concordam sobre a importância da leitura, sobre a necessidade de que crianças e jovens desenvolvam o hábito de ler e sobre o papel da escola em formar leitores competentes.

A leitura deve ser praticada como actividade prazerosa e significativa desde o início do processo de letramento [verdadeiro lugar comum].
A leitura não deve jamais ser vista apenas como descodificação, mas como um processo interactivo de co-produção de sentidos.
A leitura deve ser considerada como actividade constitutiva da vida dos leitores em sentido amplo.
A leitura é uma actividade que merece ter lugar central na prática escolar e assim “ser ensinada por todo professor, qualquer que seja a matéria” (Kleiman e Moraes).

O percurso do aprendiz de leitor

ANTES DO ENSINO DA DECIFRAÇÃO

Promover na criança o desenvolvimento da linguagem oral
Estimular na criança o contacto com material escrito e de escrita
Provocar na criança a descoberta dos princípios gráficos
Desenvolver na criança a consciência fonológica
Promover na criança o prazer da leitura pela voz dos outros

DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO

Decifração:Identificação de palavras escritas
Conversão de padrões visuais (letras/conjunto de letras) em padrões fonológicos (sons da língua) Estratégias de aprendizagem da decifração:
Via lexical (global e rápida)
Via correspondência som/grafema (sub-lexical)

Estratégias de ensino:

Treino fonológico+ leitura
Ensino explícito da correspondência som/letra
Reconhecimento global + leitura
Estratégias de automatização
Estratégias de antecipação/ chaves contextuais(Leitura de palavras em contexto)
Explicitação da relação entre consciência fonémica e capacidade para ler palavras
Reconhecimento automático de padrões, indutores de regra
Nunca separar as actividades de decifração do verdadeiro sentido da leitura:
Compreender com gosto um texto

Ensino da compreensão de textos

Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto
Ensinar a compreender é ensinar explicitamente estratégias para abordar um texto (antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura)

Objectivos do ensino da compreensão no final do 1º ciclo:

Apreender o sentido do lido (no todo e nas partes);
Localizar a informação e seguir instruções;
Relacionar a informação obtida com informação antiga;
Compreender inferências;
Descobrir pelo contexto o significado de novas palavras;
Auto-monitorizar a compreensão do lido;
Ler autonomamente obras completas

Estratégias a ensinar -

Antes da leitura:
Estabelecer um objectivo de leitura (e.g.Para que vou ler?...)
Activar conhecimento anterior sobre o tema (e.g. O que sei sobre isto?)
Antecipar conteúdos com base no título e gravuras (e.g O que é que esta gravura me faz lembrar?...)
Filtrar o texto para encontrar chaves (Que palavras estão a negrito ou sublinhadas? ..)

Durante a leitura :

Prestar deliberadamente atenção ao que se lê
Usar chaves contextuais sobre o texto (e.g. É uma história? Um poema?...
Ajustar a velocidade de leitura consoante a dificuldade do texto
Ler de novo cada parágrafo e procurar a informação nova (e.g O que diz aqui de novo?
Adivinhar pelo contexto o significado de palavras desconhecidas
Usar materiais de referência (dicionários, enciclopédias..)
Parafrasear e tomar notas durante a leitura
Criar uma imagem mental (ou mapa mental) do que foi lido
Sintetizar à medida que se avança

Depois de ler :

a)Formular questões sobre o lido e tentar responder
b)Confrontar as previsões do conteúdo com a informação do texto
c)Discutir com os colegas sobre o lido
d)Reler

objectivos específicas consoante o tipo de texto

Por exemplo, Leitura de poesia

Objectivos:

Alimentar o gosto pela sonoridade da língua (rima, ritmo, som das palavras - aliterações e onomatopeias), pelo poder da linguagem (sentido literal, figurativo) e pelo uso da linguagem poética e simbólica

Escolha do poema pelo professor (com humor, nonsense, alusivo a uma data ou tópico, com diálogos...)
Leitura do poema em voz alta pelo professor
Releitura em coro (professor/alunos)
Explicação de palavras desconhecidas
Identificação pelo professor de “pontos chave” (conteúdo, forma)
“Interrogar” o autor sobre o sentido do poema, o uso de repetições ou expressões...
Realização de actividades com base no poema (rimas, paráfrases, sinónimos...reescrita)
Partilha de leitura (partes do poema por crianças diferentes)
Memorização do poema pelas crianças
Recitação
Criação de uma “antologia” pessoal com os poemas preferidos por cada criança

A investigação sobre a eficácia do professor no ensino da leitura refere que deve

Conhecer o processo de desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita
Acreditar que todas as crianças podem aprender a ler
Avaliar continuadamente o progresso das crianças na leitura
Conhecer e usar diversas abordagens no ensino da leitura
Proporcionar às crianças materiais e textos variados
Proporcionar ajuda estratégica a cada criança