segunda-feira, 3 de maio de 2010

11ª SESSÃO A1 -O ENSINO DA EXPRESSÃO ESCRITA.

A construção de textos de diferentes géneros discursivos

A acta (registo escrito dos factos ocorridos e das decisões
tomadas numa reunião)

Regras a respeitar na elaboração de uma acta:

- relatar os assuntos pela ordem em que foram tratados;
- reproduzir fielmente o que foi dito e decidido;
- utilizar uma linguagem concisa e objectiva;
- não haver rasuras;
- em caso de engano, deve utilizar-se a palavra “digo” para o corrigir.
- escrever todos os números por extenso;
- trancar os espaços em branco

Estrutura de uma acta:
O número da acta;
A data e a hora exacta;
O local da reunião;
A natureza da reunião;
A ordem de trabalhos;
As pessoas convocadas (presentes e ausentes);
A síntese das principais intervenções;
As decisões;
A fórmula de encerramento;
As assinaturas do presidente e do secretário da reunião

A Biografia – Texto que pode ser constituído pelo relato organizado de toda uma vida ou pela narração de um ou de vários momentos da vida de alguém.
Para realizar uma biografia é necessário:
Escolher, de acordo com os interesses pessoais, uma pessoa mais ou menos conhecida que se tenha distinguido de forma positiva ou negativa (desportista, cantor, cientista, escritor, futebolista, político…)

Autobiografia – texto em que o narrador relata toda a sua vida ou alguns momentos da sua existência. Pode incluir o relato do próprio narrador, a evocação de pessoas ou lugares que conheceu, acontecimentos que presenciou, de costumes da sua época…

Para realizar uma autobiografia é necessário:

-Recorrer à memória para assegurar a veracidade dos factos;
-Recolher depoimentos junto de familiares, amigos e pessoas conhecidas;
-Proceder à selecção dos aspectos a desenvolver;
-Reunir documentos vários: fotografias, desenhos, objectos que tenham significado para o autor;
-Utilizar a primeira pessoa

A crónica – é um relato detalhado de um acontecimento em que o jornalista foi uma testemunha presencial.

É um tipo de reportagem mais extensa e rica do que a notícia propriamente dita, porque menciona a informação principal, outros antecedentes específicos ou complementares e também certas observações de carácter subjectivo.

A crónica integra geralmente os seguintes aspectos principais:
Informação detalhada dos acontecimentos tal como acontece nas notícias (O quê? Quando? Onde? Como? Porquê?)
As ideias proferidas pelos intervenientes, discursos e declarações das pessoas

A descrição – Texto em que se representa verbalmente um objecto, um animal, um lugar, uma cena, um estado psicológico…

Tipos de descrição:
Descrição mais objectiva
- permite identificar rigorosamente o objecto da descrição
-deve referir características captadas pelos sentidos e revelar uma observação imparcial
Descrição mais subjectiva - nomeia e caracteriza os aspectos a descrever,referindo sensações e emoções suscitadas

A entrevista
Como escrever uma entrevista.
Antes de realizar qualquer entrevista é necessário seleccionar o tema, os objectivos da entrevista e a pessoa a entrevistar

Deve constituir-se um guião que respeite os procedimentos:

-Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objectivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e dos possíveis leitores/ouvintes;
-Construir perguntas variadas (mais abertas: o que pensa de…? Ou mais fechadas: gosta de?) evitando influenciar as respostas
-Adequar as perguntas ao entrevistado (nível etário, nível sociocultural…) e à situação (momento e lugar)
-Seleccionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso
-Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação

Relatório – serve para apresentar o resultado de um determinado trabalho de investigação ou de uma sessão de trabalho e consiste num texto informativo onde se apresentam conclusões e também, em alguns casos, a apreciação crítica.

Para escrever um relatório, há que respeitar as suas partes fundamentais:

1ª parte – título, data e nome do autor

2ª parte – Introdução (objectivos e a circunstância que envolveu a sua elaboração)

Corpo do trabalho – descrição do contexto situacional, da sucessão dos acontecimentos e observações. Críticas objectivas. Resultados das propostas de soluções.

Conclusão – relação entre o objectivo do relatório e os resultados obtidos .

Elementos informativos – notas, bibliografia e índice