segunda-feira, 8 de junho de 2009

As nossas Histórias

Actividade realizada na sala do 1º B ( prof.ª Amélia)

Competências/ Objectivos
- Desenvolvimento da linguagem oral.
- Desenvolvimento da consciência linguística.
- Alargamento da expressão oral em português padrão (desenvolvimento da consciência fonológica).
- Exprimir-se de forma confiante, clara, audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo.
- Capacidade para produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos.
Tema/ Conteúdos
As histórias
Expressão oral:
-Leitura do título do livro
- Leitura das palavras da caixa.
-Leitura das frases escritas aos colegas.

Expressão escrita:
-Fazer o resumo da história com frases simples.

Estratégias
Trabalho a pares

§ Os alunos serão agrupados a pares.
§ A professora pede a um elemento do par para retirar do baú um livro de histórias.
§ Cada grupo escreve frases sobre a história que lhe calhou com a ajuda de palavras que estão na caixinha ou no livro.
§ No final os grupos lêem as frases (história) feitas aos colegas.
§ Os restantes alunos ouvem e estão atentos para verificarem se a história está completa.
§ Cada grupo fará a ilustração da sua história.

Materiais utilizados
- Baú das surpresas
- Caixinha com palavras
-Livros de histórias
- Folhas de papel
-Material de escrita
- Material de pintura
- Fichas
Produções dos alunos / fotos












Actividade realizada com os aluno do 1º ano da EB1 do Carrascal (prof.ª Ana) e as turmas de 1º ano da EB1 do Castelo (prof.ª Amélia e profª Cidália)


História do menino que não gostava de ler

Tema/ Conteúdos

● Expressão oral:

- Conto da história: « O menino que não gostava de ler », acompanhado das respectivas imagens em power point.
- Reconto por parte dos alunos.
● Expressão escrita:

- Tabuleiro das palavras
– ficha de trabalho.
Competências/ Objectivos

- A utilização do computador como recurso da aprendizagem da língua.
- Desenvolvimento da linguagem oral.
- Desenvolvimento da consciência linguística.
- Alargamento da expressão oral em português padrão (desenvolvimento da consciência fonológica).
- Exprimir-se de forma confiante, clara, audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo.

Estratégias

● A professora lê a história para o grupo/turma.
● Forma pares para legendarem uma folha com imagens da história (cada folha contem 3 imagens sequenciadas)
● A professora vai circulando por todos os grupos de modo a ajudar as crianças com mais dificuldades.
● A parte que cada par legendou será apresentada à turma, de forma a completar toda a história. (imagens do 1 ao 24)
● Forma pares para realizarem o tabuleiro de palavras e a ficha de trabalho.
● A professora vai circulando pela sala, de modo a ajudar as crianças com mais dificuldades.
●.Auto e hetero avaliação da forma como decorreu a aula, e o que pensam das sessões do PNEP














Avaliação das sessões PNEP na sala do 1º B

· Gostámos de inventar histórias;
· Gostámos do jogo do Bingo;
· Gostámos de passar os trabalhos no computador;
· Gostámos muito das imagens do livro “A fada das estrelas” e de inventar as histórias;
· Foi divertido fazer a dramatização da galinha Ruiva com adereços;
· Gostámos de fazer o desenho das personagens da história da Joaninha Vaidosa;
· É divertido jogar com as sílabas;
· Gostámos da tarefa “A roda das sílabas”;
· Gostámos muito de brincar às sílabas pirata;
· Gostámos de legendar histórias;
· É divertido ver e ouvir histórias na Biblioteca Digital;
· Adoramos ouvir ler e contar histórias
· Gostamos muito que a professora Joana venha à nossa sala de aula;
· Descobrimos que já sabemos muitas coisas, e quase todos já sabem ler tudo, e escrever...

Literatura infantil



Trabalho do livro "Festa de Anos "- turma do 3º ano ( prof.ª Deolinda) e do 2º ano ( professora Clarinda)








Actividades antes da leitura:
(algumas actividades foram realizadas na aula anterior)

• Contextualização da actividade
• Análise da capa e contracapa do livro
• Pesquisa biográfica
• Activação do conhecimento anterior sobre o tema
• Pesquisa sobre o tema
• Explicação à turma da importância da compreensão de textos
1ª PARTE
Actividades durante a leitura:
• leitura silenciosa dos alunos,
• leitura em voz alta e fluente
• sintetizar à medida que se foi avançando no texto
• parafrasear partes do texto mais difíceis
• utilização de chaves contextuais sobre o texto
• descobrir o significado de palavras desconhecidas pelo contexto
2ª PARTE

Actividades a desenvolver depois da leitura
• caracterização das personagens
• distribuição, por grupos, de partes da história
• organização (colagem) dos excertos da história
• confronto das previsões feitas com o conteúdo do texto
• criação de um título para o texto
• resumo/reconto
• análise morfológica
• ilustração da história












































Nome: _______________________________________________________
Data: _______________________________________________________

☺ Lê com atenção o texto que se segue:
A festa de anos

A avestruz Catrapus fazia anos.
Pensou dar uma festa e convidar os seus amigos.
Escreveu os convites:
“ É dia dos meus anos
E tu não podes faltar.
Às três horas da tarde,
Vem cá para festejar.”
O gato ofereceu-se para entregar os convites e a avestruz preparou a festa: enfeitou o ninho com flores, fez um bolo de farinha crua, cobriu-o com chaves, parafusos, berlindes…e colocou quatro canas que serviriam de velas. Ficou uma beleza!
(…) Encheu um alguidar com água para que ninguém tivesse sede e, eis que chegam os convidados: o cão Sultão, o rapaz Tomás, a gatita Tita e a foca Pinoca.
Todos trouxeram uma prenda para a avestruz: um osso, um ovo de chocolate com uma casca que parece prata, um novelo de lã- cor-de-rosa, umas barbatanas de borracha. A Avestruz gostou de todas as lembranças e convidou os amigos a lanchar, porém estes olharam e não gostaram nada das iguarias preparadas, apenas beberam água. Dançaram, cantaram os parabéns e divertiram-se muito.
Depois dos convidados se despedirem de barriga vazia a avestruz lembrou-se de como é bom ter amigos e resolveu chocar o ovo de chocolate.
Luísa Ducla Soares (Adaptado)


☺ Responde às seguintes questões:
1- Como se chama a personagem principal desta história?
________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Qual o momento tão especial que a avestruz vai viver?
________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Quem distribuiu os convites?
______________________________________________________________________________________________________________________________


4- Como era o bolo que a avestruz preparou?
________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Quem foi convidado para a festa e que prendas trouxeram?
________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Na tua opinião como foi a festa de anos da avestruz?
________________________________________________________________________________________________________________________________


- Continua a história da festa de anos da avestruz:
Depois dos convidados se despedirem de barriga vazia a avestruz lembrou-se de como é bom ter amigos e resolveu chocar o ovo de chocolate.
“Que bicho nasceu de lá? És capaz de adivinhar?”

Texto 1
A festa de anos
Era uma vez uma avestruz que fazia anos no dia 21 de Junho.
A avestruz teve uma boa ideia.
A ideia foi fazer uma festa de anos.
Ela convidou os seus amigos da quinta: a vaca, o porco, a galinha e o galo, a rã, o sapo, o cavalo, a égua e o burro.
Na festa havia bolos, rebuçados, guloseimas, ganchos, ímans .
Os pais da avestruz ofereceram-lhe uma viagem à Praia da Comporta.
Depois de cantar os parabéns foram todos para a praia. Fizeram surf e divertiram-se à grande.
Ter amigos é ter um sorriso nos lábios!

Trabalho realizado por:
Marta, Luís, Catarina, Diogo Ferreira, Joana

Texto 2
A festa de anos

Era uma vez uma avestruz que gostava muito de festas.
Ela chamava-se Helena.
A avestruz fez doze anos por isso decidiu fazer uma festa.
Na festa havia muitos balões, guloseimas, bolos, sumos e pizza.
O bolo de anos é de chocolate e de cenoura.
A avestruz Helena convidou os seus amigos para a festa de anos.
Uns gostavam de umas coisas e outros doutras. Uns gostavam de pizza e outros gostavam de bolos.
A girafa ofereceu-lhe uma pulseira para colocar no pescoço, a zebra uma jóia, o papagaio ofereceu-lhe uma coroa de princesa.
Por causa daquela discussão, uns gostavam de umas coisas e outros de outras, acabaram de chegar a um acordo.
Partilharam o bolo e cantaram os parabéns com grande amizade.
Ter amigos é sorrir!

Trabalho realizado por:
Tiago, Diogo Rosinha, Miguel, Beatriz, Patrícia