terça-feira, 9 de março de 2010

4ª SESSÃO TEMÁTICA A2 - O ENSINO DA ESCRITA

SUMÁRIO


 Descritores de desempenho e conteúdos dos novos Programas relacionados com a escrita.
 O ensino da escrita:
-A Escrita como Processo
- O ensino da escrita como projecto interdisciplinar.
- A dimensão textual
- Actividades Práticas.
 O Acordo Ortográfico
 Planificação de actividades em grupo e criação de materiais.


"A escrita traduz o Ser, revela-o e, no momento oportuno, liberta-o…”

Saber escrever é uma arte difícil.
Escrever é traçar letras, juntá-las segundo determinadas regras para formar palavras, ordenar as palavras para construir frases, organizar as frases para compor um texto que transmita, com lógica, uma ideia.
Tudo isto exige um treino que não se adquire de um dia para o outro. As competências necessárias a estes saberes aprendem-se a pouco e pouco, através de estímulos proporcionados pelo meio envolvente, aprende-se através de uma experiência contínua de vida.

Podemos então dividir a aprendizagem em duas grandes etapas:
1ª - o período pré-escolar (casa, família, comunidade, creche, jardim de infância)‏

2ª - a escola (tempo das aprendizagens mais elaboradas)‏

In, A Problemática da Escrita, Cadernos de Apoio Pedagógico. Bola de Neve

“se aprendemos a falar, falando,
havemos de aprender a escrever, escrevendo.”


“Não se pode ensinar a escrever e a ler. É a criança que aprende a escrever e a ler.
E porque aprender é um acto afectivo, um movimento de avanço que se faz dos sentidos feitos para o fazer de novos sentidos, o papel que se nos exige (pais, professores, educadores que todos somos) é o de facilitar as condições para o percurso acontecer.”

In, A Problemática da Escrita, Cadernos de Apoio Pedagógico. Bola de Neve


Condições para a promoção da aprendizagem da leitura e da escrita

- Proporcionar à criança um grande envolvimento de escrita.

- Permitir à criança construir as suas “probabilidades de escrita”.

- Não separar a escrita de outras linguagens.

- Escrever e ler para e com a criança.

- Organizar espaços, tempos e actividades que promovam nas crianças o desejo e a possibilidade de expressar livremente as suas vivências.

- Valorizar os ensaios de escrita realizados pela criança, utilizar os erros como factor de aprendizagem.

- Incentivar uma prática de socialização e de troca do escrito.

Operações cognitivas anteriores a um acto de escrita

1º Intenção;

2º Formulação de ideias com recurso à linguagem interna, apelando à rememorização das unidades de significação que se desejam expressar;

3º Chamada das palavras à consciência (factor semântico);

4º Colocação das palavras segundo regras gramaticais (factor sintáxico);

5º Codificação com apelo à sequência das unidades linguísticas (relação todo + partes);

6º Mobilização dos símbolos gráficos equivalentes aos símbolos fonéticos (conversão fonema-grafema);

7º Chamada dos padrões motores (conversão visuo-tactilo-quinestésica);

8º Praxia manual e escrita propriamente dita.

Tipo de textos a produzir:

. Textos de comunicação familiar ou social

. Textos de comunicação administrativa

. Textos de chamada de atenção e argumentativos

. Textos de natureza didáctica ou científica

. Textos de pesquisa de dados

. Textos de organização de dados

. Textos narrativos

. Textos dramáticos

. Textos poéticos

Técnicas de produção de texto mais utilizadas:

. Reconto – narração de factos tal como eles aconteceram, de forma objectiva, clara e precisa;

. Descrição – caracterização de personagens, contexto social, tempo e espaço;

. Resumo – apresentação concisa das ideias ou dos factos essenciais contidos num texto;

. Criação – organização de ideias próprias ou de dados informativos recolhidos e seleccionados.

Aspectos a ter em conta na correcção:

. Organização gráfica do texto

. Estrutura da frase

. Encadeamento lógico das ideias

. Vocabulário adequado

. Ortografia

. Pontuação

. Outros que o professor considere importantes


Importante: Elaborar fichas de registo de avaliação construídas para cada exercício escrito.

Erros

Compreender os erros é compreender como se aprende, e deve levar o professor e o aluno a reflectirem sobre o próprio processo de aprendizagem.

Tipologia de erros:


- Ortográficos → falta de acordo, de acento, de conjugação,…

- Correcção de linguagem → falta de concordância entre tempos e modos verbais, entre singular e plural, entre nomes e pronomes,…

- Estrutura das frases → falta de coerência no uso dos tempos verbais, das conjugações,…

- Riqueza da linguagem → repetições, vocabulário inadequado, nível de língua inadequado,…