quinta-feira, 19 de março de 2009

9ª Sessão-Desenvolvimento do conhecimento lexical e da expressão escrita

Trabalho da turma do 4º S ( prof.ª M.ª José)


Foram realizadas várias actividades com o objectivo de desenvolver o conhecimento lexical. Em primeiro lugar fez-se a contextualização das actividades, distinguiu-se vocabulário de léxico, realizaram-se esquemas, tiraram-se conclusões...A partir de uma imagem, preencheu-se uma ficha de trabalho com mapas semânticos e cada grupo registou o máximo de palavras relacionadas com as características do animal em estudo. O porta-voz de cada grupo leu, as palavras registadas, para a turma Trabalharam também redes semânticas . Partiram para a escrita de um texto sobre cada animal. Foi uma tarefa enriquecedora para o seu “léxico” e para o desenvolvimento da escrita.






Trabalho elaborado pela turma do 3º J( prof.ª Deolinda)





Turma 1º N (prof.ª Amélia)

Também nesta turma a professora começou por dividir a turma em dois grupos mais ou menos equilibrados e realizou uma actividade semelhante com o jogo do "Sabe tudo".

Cada equipa tirou um cartão em que estava escrita uma palavra ( futebol e jardim). Ganhou a equipa que conseguiu dizer mais palavras relacionadas com o que estava no cartão.
- Seguidamente dividiu a turma em grupos de 3 ou 4 elementos e distribuiu a ficha de trabalho. A ficha tinha uma imagem e a partir dela os alunos respondiam. No final cada grupo apresentou o seu trabalho à restante turma.
- Usou os mapas semânticos para fazer comparações.
- Registou em tabela no quadro e simultaneamente numa ficha as comparações encontradas.

Podemos ver alguns dos seus trabalhos: