sábado, 6 de junho de 2009

10ª sessão- A leitura

O ensino da leitura. A leitura em sala de aula e na biblioteca. Actividades de animação da leitura e a relação com o Plano Nacional de Leitura. A avaliação da leitura.

Actividade realizada na sala do 2º e 3º ano da EB1 do Carrascal ( prof.ª M.ª do Rosário)
Nesta Sessão realizaram-se diversas actividades:
A avaliação da leitura
Esta Sessão Tutorial teve a seguinte sequência:

-Audição da história “João e o pé de feijão” em C.D.-
-A compreensão de textos
- Contextualização da actividade
- Explicação à turma da importância da compreensão de textos
- Mobilização de conhecimento prévio sobre o assunto do texto
- A partir do título,a professora pede à turma para explicarem o seu conteúdo
- Formam-se pares e a professora distribui uma imagem e o texto da história, a cada par
1ª PARTE
Actividades durante a leitura:
- leitura silenciosa dos alunos
-leitura modelo do professor
-leitura em voz alta dos alunos
- exploração do significado de palavras pelo contexto
-Exploração da rima, do ritmo e melodia·

Actividades a desenvolver depois da leitura

-Identificação da acção, no tempo e no espaço·
-Identificação de onomatopeias·
-Construção de acróstico e diversas actividades relacionadas
-Os alunos seleccionam a parte do texto que se adequa à sua imagem e copiam-na.
- Os alunos pintam as imagens.
-Através de consulta oral por parte da professora, os alunos vão indicando que têm a parte seguinte da história, um elemento de cada par lê ao grande grupo e afixa-a no quadro negro de modo que a história fique ordenada.
-Os alunos constroem as personagens da história com materiais diversos e através de técnicas de pintura, recorte, colagem, etc
-Pesquisa na internet de informação sobre o feijoeiro
- Sementeira do feijão

Para esta Sessão foram seleccionadas as seguintes competências...
Ser capaz de:
- exercitar a leitura e a escrita
- reter informação a partir de enunciados escritos
- identificar o assunto do texto
- identificar personagens
- recolher e organizar informação
- utilizar com correcção oral e escrita o vocabulário novo
- responder a diferentes tipos de questões
- identificar e utilizar inferências e anáforas

Alguns das imagens para ordenar e dos trabalhos realizados nesta sessão e nos dias seguintes:


























































Produções dos alunos:










O ensino da Ortografia

Trabalho realizado pela Turma do 1º e 4º ano de S.Romão( Prof. Alzira)e do 2º e 3º ano ( Prof.ªElsa)

Tema/ Conteúdos
-Leitura e interpretação de um poema sobre os avós.
-Detecção dos erros ortográficos constantes no texto.
-Reescrita do texto, na ficha de trabalho e no “Magalhães”
-Escrita de uma das quadras do poema à volta de uma imagem relacionada com os idosos.
-Ficha de interpretação /gramática
-Ficha de avaliação da actividade
-Montagem do poema com as imagens

Estratégia/Actividades
- Os alunos trabalharão em grupos de 4/5 elementos com algum equilíbrio entre os grupos.
- A professora lê o texto aos alunos e fará algumas questões de interpretação.
-Os alunos depois terão que voltar a ler o texto, detectar os erros, corrigi-los (podendo usar o dicionário) e reescrever o texto novamente já sem erros.
-Um dos alunos do grupo realizará esta tarefa no Magalhães (o texto será passado da Pen para o mesmo e o aluno/a terá que o corrigir com a ajuda dos colegas do grupo).
Aos alunos do 1º ano será pedido que identifiquem as letras piratas existentes numa poesia do mesmo tipo e que posteriormente corrijam essas palavras.
- Seguidamente será dado a cada grupo uma imagem relacionada com os idosos (uma “avó”, um “avô”, um par de óculos, uma bengala e umas pantufas), cada grupo terá que escrever uma quadra à volta dessa imagem (dar à escrita uma forma relacionada com o conteúdo de um texto) para posterior montagem do poema.
- Em ficha própria os alunos farão a interpretação do texto e alguma gramática.
- Por fim farão também em ficha própria a avaliação da actividade.

Texto para corrigir no "Magalhães:





Texto 1º Ano











Texto para corrigir na própria ficha



Ficha e cartaz do 1º Ano







Fichas de avaliação das actividades






Produções dos alunos