quinta-feira, 15 de outubro de 2009

1ª SESSÃO TEMÁTICA - A1

Sumário

· Lançamento do PNEP (Programa, Calendarização das sessões temáticas e sessões tutoriais, processo de avaliação).
· A utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua por adultos e por crianças – Dispositivos tecnológicos e comunicativos (páginas pedagógicas, blogues, enciclopédias, …).
· Arquitectura do hipertexto (processos de coerência discursiva) e operações cognitivas.

A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA

1.Exploração de recursos da rede

Sites de interesse:
http://www.portuguesdeprimeira.blogspot.com/
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx (dicionário electrónico da Priberam)
http://www.flip.pt/ (corrector ortográfico)
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/ (base de recursos muito interessante)
http://www.iltec.pt/mordebe
http://www.priberam.pt/docs/AcOrtog90.pdf (Texto do Acordo Ortográfico)
http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/code/BuildWordSearch.asp (fazedor de puzzles)
http://ciberduvidas.sapo.pt/
http://muscovery.com/
www.revista.agulha.nom.br/infan01.html
http://educar.sc.usp.br/
www.terravista.pt/Porto-santo
http://www.tiogui.com.br/
www.prof2000.pt/:9999/users
http://www.fulano.com.br/
http://www.smartkids.terra.com.br/
http://www.paginas.terra.com.br/
http://caicmariano.blogdrive.com/

Contadores de histórias
http://www.contandohistoria.com/amigosdisney2.htm (clássicos Disney com possibilidade de pintar imagens)
http://www.junior.te.pt/ (possibilidade de concluir histórias e comparar com outras terminações)
http://www.históriadodia.pt/
http://www.geocities.com/EnchantedForest/Tower/9948/tiago5.htm (história com as vogais e consoantes)
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/3porquinhos/ (a história dos 3 porquinhos -interactiva)
http://www.minerva.uevora.pt/of2002/lobos/index.htm (várias histórias do capuchinho vermelho com possibilidades de reconto e questões para compreensão -tem uma história maravilhosa, cujo personagem é o lobo, e que é um apelo à leitura)
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/pedrolobo/ (história do Pedro e o Lobo com possibilidades de, ao longo da história ir desenvolvendo o sentido lógico e a argumentação)
http://nonio.eses.pt/eusei/1ºciclo.asp?t=0 (Actividades -O Nosso Livro -continuar o livro)
http://nonio.eses.pt/passa/docppt/abrir.asp
http://nonio.eses.pt/fabulas/index.htm?j=11&k=12&som%5Fcorrente=%5Fglobal%2Ess (fábulas….A Rã e o Boi -para recontar)
http://web.educom.pt/pr1305/outono_milho_galiruiva.htm (história da Galinha Ruiva, com possibilidade de reconto em BD)
http://www.geocities.com/noelinha2002/listaoriginais.html (histórias pequenas com possibilidade de reconto -boas para o 1º e 2º anos)
www.riotobal.com.br/arco-iris (fábulas)
http://fabulastioquim.naturlink.pt/

Dicionários e gramáticas

http://www.sitiodosmiudos.pt/gramaticapt
http://priberan.pt/
http://flip.pt/

2. Dispositivos tecnológicos e comunicativos

· blog
· página
· repositório

3. Produção de materiais em formato electrónico

Produção de materiais usando o PowerPoint
Produção de “palavras cruzadas” e “sopas de letras”
Produção de Crucigramas
Criação de Puzzles

1ª SESSÃO TEMÁTICA - A2

Sumário

-Lançamento do PNEP (Programa, Calendarização das sessões temáticas e sessões tutoriais, processo de avaliação).
-As implicações das TIC no ensino da língua
1-Implicações na comunicação e na aprendizagem
2- Implicações das TIC no ensino da leitura
3- Implicações das TIC no ensino da escrita

- TIC E PNEP: Desafios e potencialidades

1-Leitura de textos (verbais e picturais) e mecanismos de
percepção visual
2-Alfabetização e desenvolvimento da literacia num mundo póstipográfico

-Do Moodle à Web 2.0
- Aprender e ensinar
- Definição de conceitos
- Web 2.0 e Aprendizagem Activa
- Moodle e Compromisso com a Aprendizagem