domingo, 12 de abril de 2009

As Fábulas

Fábula - "O leão e o rato"


Estas actividades promovem a interacção entre as crianças e, entre estas e o professor, possibilitando o diálogo, a troca de impressões que conduzem ao progressivo domínio da estruturação da linguagem escrita. Têm como objectivos desenvolver a compreensão oral; desenvolver a comunicação oral; fomentar a criatividade, a fantasia, a invenção e a imaginação.

Trabalho desenvolvido nas turmas do 1º N

Procedimentos:
A professora apresenta imagens de uma fábula (desconhecida dos alunos) e o Power Point ao mesmo tempo que os alunos a vão contando oralmente.
(A professora regista as frases/comentários que os alunos dizem respeitantes a cada imagem visionada.)
● Depois de todos terem participado os alunos que já dominam a leitura lêem a história. Todos os alunos manusearão o livro, lêem ou escrevem frases e/ou palavras suas conhecidas.
● A professora distribui aos alunos uma ficha com imagens da história e pede – lhes que a legendem (com frases simples e com a ajuda da professora) Pintura da ficha.
• Ilustração da história
● Leituras das histórias escritas.
• Desenho da história.
Avaliação
As crianças à medida que ouviram a história descodificaram mensagens, fizeram inferências, realizaram as suas descobertas e registaram graficamente as configurações do que entendiam, da sua interpretação. Através da representação gráfica a criança sonhou, imaginou, fantasiou, visualizou, exprimiu e transformou ideias, resolveu situações… ou seja realizou acções criativas que nos revelaram as suas idiossincrasias. Os resultados finais adquiriram contornos substancialmente diferentes mediante as competências e o conhecimento enciclopédico de cada uma das crianças.
Todos os resultados, em termos de representação icónico-gráfica, foram comparados com a ilustração final da autora da obra.
Apresentam-se exemplos dos trabalhos finais.
Trabalho elaborado pelos alunos da turma do 1ºB

"O Leão Tolerante"

Desenvolvimento da actividade

A professora apresenta imagens de uma história no quadro, ao mesmo tempo que os alunos a vão contando oralmente.
(A professora regista as frases/comentários que os alunos dizem respeitantes a cada imagem visionada.)
● Depois de todos terem participado, os alunos que já dominam a leitura lêem as frases que a professora coloca debaixo de cada imagem história.
● A professora distribui aos alunos uma ficha com imagens da história e pede- lhes que a pares a legendem (com frases simples e com a ajuda da professora) Pintura da ficha.
• Ilustração da história
● Leituras das histórias escritas.
● Para finalizar os alunos vão fazer as personagens da história em plasticina.