segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tabuleiro de palavras

Turma do 3º O

"História do Lobo Culto.”
Objectivos/ competências

-Comunicar oralmente tendo em conta a oportunidade e a situação.
-Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita.
-Ler os textos produzidos, para a turma.
-Escrever individualmente a partir de motivações.
-Enriquecer o vocabulário
-Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita.
-Escrever individualmente a partir de motivações.
Estratégia
-Será feita a proposta de trabalho a partir de leitura dos textos para a turma, de histórias inventadas pelos alunos.
-Leitura da história do Lobo Culto com ajuda de um power point.
-Fazer a articulação entre as histórias lidas pelos alunos e a história do Lobo Culto.
-Reflexão sobre a moral da história dando ênfase aos valores de cidadania.
-Tendo em vista enriquecer o vocabulário será proposta uma actividade “ Tabuleiro das Palavras” onde os alunos de um a forma lúdica poderão desenvolver o raciocínio e o vocabulário.

Textos lidos à turma:
O LOBO AMIGO
O lobo Barnabé fugiu para uma quinta e encontrou lá muitos animais.
Os animais quando viram o Lobo fugiram todos, só a vaca e a pata ficaram. Elas foram falar com ele para saber quem era.
Só elas tiveram coragem para falar com o lobo.
O Barnabé explicou que vinha da floresta. Tinha saído da história do Capuchinho Vermelho onde era mau mas agora queria encontrar outra história onde pudesse ser bonzinho e simpático.
A vaca e a pata ficaram encantadas com este desejo do lobo e convidaram – no a entrar na história que estavam a escrever.
Quando chegou a Páscoa foram todos fazer um piquenique. Levaram mel, panquecas, um bolo de chocolate, um folar e amêndoas.
Ao anoitecer foram dormir no palheiro.
O Lobo ficou amigo de todos os animais.

O Lobo Barnabé
O Lobo Barnabé fugiu e depois de muito andar chegou a uma quinta.
A quinta era enorme, tinha uma grande casa, um jardim, uma horta e muitos animais.
Havia porcos, cavalos, gatos, galinhas, um cão, uma vaca e um pato.
Quando chegou à quinta todos os animais fugiram.
- Eu quero ser bom-disse o lobo Barnabé.
E a vaca e o pato ouviram.
Os amigos viveram felizes para sempre.
2009-03-18 Tomás

O Lobo Barnabé fugiu e…
Era uma vez um Lobo que se chamava Barnabé que tinha ido fazer uma viagem ao Zoo e encontrou um pato e uma vaca. O Barnabé disse:
-Como se chamam?
-Eu chamo-me Sol – disse o pato.
-Eu chamo-me Mancha – disse a vaca.
-Querem ser meus amigos?
-Sim queremos.
O Barnabé disse:
-Vamos fazer um piquenique.
Eles levaram sumo de laranja, biscoitos, queques, água e maçãs.
A Mancha disse:
-Vamos comer.
-Eu não quero essa comida.
-Eu quero sementes.
O Barnabé disse:
-Esta comida é muito boa.
A Mancha disse:
-Eu quero leite.
O Barnabé, o Sol e a Mancha acabaram de comer tudo.
O Lobo Barnabé ficou com a barriga cheia.
O Lobo Barnabé disse:
-A comida estava muito boa.
No fim o Barnabé começou a escrever e ficou escritor para sempre.
José, Luís e Miguel.
2009-03-18

O LOBO BARNABÉ

O Lobo Barnabé fugiu e ficou cansado de viver na floresta e foi fazer uma viagem de avião mas de tantas voltas ficou mal disposto e disse ao comandante para aterrar no aeroporto.
Quando aterrou o lobo Barnabé disse que já não queria voltar a entrar no avião e foi –
-se embora. No caminho encontrou a vaca Manchinhas que lhe perguntou se queria visitar a quinta onde vivia.
O Lobo Barnabé disse logo que sim e lá foram os dois a caminho da quinta.
Quando chegaram à quinta a vaca Manchinhas foi mostrar a quinta e depois foi apresentar o porco, o cavalo, o burro, o perú, as galinhas e depois o seu melhor amigo o pato Páscoa que foi jogar póquer com os seus amigos para o palheiro depois foram jogar à bola, à macaca e depois foram jantar.
O Lobo passou alguns dias na quinta com os novos amigos e divertiu – se muito.
Certo dia o lobo Barnabé decidiu voltar para a sua terra e todos se foram despedir dele ao aeroporto.

Frederico e Teresa 2009-03-17

O LOBO BOM
O Lobo Barnabé cansou-se de ser mau e resolveu mudar de atitude. Pensou muito e logo decidiu transformar - se num lobo melhor.
Assim, começou a correr para o aeroporto para fugir da floresta.
Embarcou no avião e foi para Espanha. Aqui encontrou dois novos amigos o pato e a vaca.
- Como se chamam?
- Nós somos… Mas tu és o Lobo Mau!
- Vamos fugir… Socorro!!
- Não, esperem… Eu já não sou o Lobo Mau!
- Pois, isso dizes tu.
- Eu quero mudar. Quero ser um lobo bom e amigo.
- Então queres ir connosco para a quinta?
-Está bem. Mas há trabalho para mim?
-Claro que sim .
E eles lá foram para a quinta.
Quando o lobo chegou os animais ficaram assustados. A vaca disse aos amigos:
-Não tenham medo porque este Lobo só quer ser nosso amigo.
-Está bem-disseram em coro.
Mas o chefe da quinta disse:
-Tu vais guardar a quinta.
- Está bem.
Então ele ficou muito feliz por ter a oportunidade de guardar a quinta e por se ter transformado num lobo melhor.
No fim do dia fizeram uma grande festa.
Carlos ,Nelson e Diogo 2009-03-17

O LOBO NA ALDEIA
O Lobo Barnabé fugiu e foi para a aldeia dos animais.
O Lobo Barnabé quando chegou à aldeia dos animais viu a Vaca Manchinhas e a Pata Tita.
A Vaca Manchinhas perguntou:
-Querem ir fazer um piquenique ao campo?
-Sim! - disseram os dois amigos.
Para o piquenique levaram bananas, carne, peixe, batatas, couve, cenoura, hortaliças, mel, cogumelos, pão, fiambre, chouriço, rebuçados e um bolo de chocolate.
Quando chegaram puseram a toalha ao pé do rio.
Depois foram comer. A Vaca Manchinhas comeu carne, pão com fiambre e cogumelos; o Lobo Barnabé comeu couve, cenoura e chouriço; a Pata Tita comeu hortaliça, mel, batata e couve.
Quando acabaram de comer foram partilhar o bolo de chocolate e os rebuçados. Depois foram jogar à macaca, à bola, às escondidas, ao beijinho - beijão e ao “lenço da botica”.
Quando chegou a noite foram para casa, vestiram o pijama e escovaram os dentes.
Toda a noite sonharam com as suas aventuras.
Maria e Henrique 2009\03\17
Exemplos de produções dos alunos





Da imagem à escrita

Trabalho desenvolvido na turma do 3º O( prof.ª Eudóxia)



















Imagem” A Revolta das Bonecas”.

Desenvolvimento da actividade

Será feita a introdução do trabalho e a observação da imagem.
A professora fará algumas questões sobre a imagem.
Terminada a observação haverá a partilha de reflexões.
Será feita uma nova proposta de trabalho que consistirá em escutar a leitura de três poemas e descobrir se algum se relaciona com a imagem que estiveram a ver.






As crianças irão dando opinião.
Os alunos voltarão a concentrar – se na imagem e a pares irão escrever um texto relacionado com a imagem mas há uma condição: o poema tem que estar cheio de "Se"... como o texto de Luísa Duclas Soares.
Por fim procederão à leitura das produções das crianças.
Finalmente cada aluno ilustrará o seu texto.