segunda-feira, 1 de março de 2010

8ª SESSÃO - O ENSINO DA LEITURA- A1

SUMÁRIO:

O ensino da leitura.

  • A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretação textuais. Leitura orientada, leitura recreativa e leitura para informação e estudo.
  • A utilização dos suportes em papel e digital.

Conhecimento de Obras Literárias

Ficha de Leitura

• Regista os dados mais importantes do livro.
Título_______________________

Autor_______________________

Ilustrador ____________________

Editora _______________________


• O livro que vais ler classifica-o quanto ao grupo a que pertence:

Literatura Portuguesa O
Literatura Estrangeira O

• Na lombada do livro encontra-se a cota, regista-a. ______________________________
• Identifica os principais aspectos do livro
____________________________________________________________________________________
• Descreve a capa do livro
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

• Que tipo de história te sugere a capa?
O Aventura
O Mistério
O Ficção
O Outro __________________________




ESCOLA EB1 ____________

Ficha de leitura

Ano lectivo ____/______ ____º ano

Aluno: ______________________ Data ___/___/200__


LIVRO, meu amigo!

Agora que te estamos a ler / acabamos de ler (cortar o que não interessa), na sala de aula, vou escrever um pouco sobre ti, sobre aquilo de que falas, sobre aquilo que em ti descobri… Assim…

O teu título é “___________________________________________________"
mas para mim podias chamar-te “____________________________________"
O teu autor é __________________________________________________
O teu ilustrador foi _____________________________________________
A tua editora é ________________________________________________
e foste editado em _________________________________ a ___/___/____

Tens _______ páginas: ilustradas / sem ilustrações (cortar o que não interessa)
És um livro de poesia / de prosa / texto dramático (teatro) / de BD (cortar o que não interessa)
Contas-nos: uma história / várias histórias (cortar o que não interessa)
A(s) tua(s) história(s) é(são): real(reais) / imaginária(s) (cortar o que não interessa)

A tua personagem principal chama-se_________________________ e é um(a)_____________________________________
A(s) outra(s) personagem(ns) que participa(m) na(s) tua(s) história(s) é(são) ______________________________________________
A tua história passa-se (quando? - tempo) _______________________________________________ e decorre (onde? - lugar) ____________________________________

Contaste-nos a história de… _________________________________________________________
_________________________________________________________

Livro, gostei muito de ti, de te conhecer e de conviver contigo. Até à próxima, meu amigo!