sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Ensino da escrita -Dimensão ortográfica

Escrever torto por linhas direitas” não tem de ser uma fatalidade; o papel da escola consiste, justamente, em preparar os alunos (todos os alunos) para que, sejam quais forem as circunstâncias,“possam escrever direito (mesmo se) por linhas tortas”
Álvaro Gomes, 2007, p.6

Actividades
- Elaboração de textos individuais pelos alunos.
- Selecção de um texto para correcção.
- Leitura em voz alta do texto.
- Em colectivo proceder-se-á a leitura silenciosa de um texto elaborado por um aluno e à sua correcção: erros ortográficos, construção de frases, sinais de pontuação, sequência lógica de ideias e estruturação do mesmo.

Actividade realizada pela turma de 2º e 3º ano de S. Romão
Competências/ Objectivos
Comunicação Oral:
-Desenvolver a compreensão global do texto.
Comunicação Escrita:
- Desenvolvimento/Aperfeiçoamento da expressão escrita.

Tema/ Conteúdos
Leitura e interpretação de um texto (letra de uma música).
Revisões das noções gramaticais aprendidas
Escrita no quadro de palavras “difíceis”
Exercício Ortográfico
Audição da música do texto trabalhado
Coreografia

Estratégia/Actividades
- Os alunos trabalharão individualmente.
- A professora lê o texto ( letra de uma música infantil sobre a Natureza) e seguidamente lerão os alunos para os colegas.
- Na oralidade a professora fará revisões/avaliação da compreensão global do texto e das noções gramaticais já aprendidas.
· Tipo de texto
· Palavras que rimem
· Feminino/masculino
· Singular/plural
· Formas da frase
· Sons (ar, ç, etc)
· Frases com/sem sentido
· Nº versos
· Nomes próprios/comuns e colectivos
· Translineação
· Classificação de palavras quanto ao nº de sílabas
· Sílaba tónica e átona
· Pronomes pessoais
· Onomatopeias
· Etc
- Posteriormente cada aluno irá ao quadro escrever uma das palavras “difíceis”.
- Depois de todas escritas cada aluno irá soletrar para os colegas uma palavra escolhida ao acaso.
- Seguidamente farão o exercício ortográfico.
- A professora corrigirá os trabalhos.
- A professora colocará a tocar a música do texto trabalhado para ver se algum aluno percebe que o ditado que acabou de fazer é a letra da música e entoação da canção.
-Por fim no Pátio“ invenção” de uma coreografia para a música.

Canção / texto

Bum! Bum!

Bum! Bum! Bum! Bum!
A Terra também tem voz
Bum! Bum! Bum! Bum!
Foi ela a chamar por nós
Bum! Bum! Bum! Bum!
É o som do seu coração
Bum! Bum! Bum! Bum!
Chamando a nossa atenção!

Vem meu amigo, vamos todos ajudá-la
Eu estou contigo, só nós podemos salvá-la
Há um futuro bem melhor e vai chegar
A um mundo mais feliz, azul e a brilhar
Com água limpa em cada mar em cada rio
Vamos tornar o Planeta mais sadio
Não vamos desistir
E vamos conseguir
Todos juntos
Vencer o desafio

Bum! Bum! Bum! Bum!
A Terra também tem voz
Bum! Bum! Bum! Bum!
Foi ela a chamar por nós
Bum! Bum! Bum! Bum!
É o som do seu coração
Bum! Bum! Bum! Bum!
Chamando a nossa atenção!

Vem meu amigo, vem voar até ao céu
Vê lá de cima um Planeta teu e meu
Dizer ao Sol como é bom vê-lo raiar
E dizer ao furacão é tempo de parar
A Natureza está-nos a mandar sinais
Toma atenção vê lá bem por onde vais
Não vamos desistir
E vamos conseguir
Todos juntos valemos sempre mais

Bum! Bum! Bum! Bum!
A Terra também tem voz
Bum! Bum! Bum! Bum!
Foi ela a chamar por nós
Bum! Bum! Bum! Bum!
É o som do seu coração
Bum! Bum! Bum! Bum!
Chamando a nossa atenção!

A Terra tem tanto para nos dar
Não a podemos maltratar

Bum! Bum! Bum! Bum!
A Terra também tem voz
Bum! Bum! Bum! Bum!
Foi ela a chamar por nós
Bum! Bum! Bum! Bum!
É o som do seu coração
Bum! Bum! Bum! Bum!
Chamando a nossa atenção!

Bum! Bum! Bum! Bum!
A Terra também tem voz
Bum! Bum! Bum! Bum!
Foi ela a chamar por nós
Bum! Bum! Bum! Bum!
É o som do seu coração
Bum! Bum! Bum! Bum!
Chamando a nossa atenção!


Materiais utlizados:


Avaliação
A avaliação desta actividade contribuiu para o aperfeiçoamento da escrita na maioria da turma, de uma forma muito motivadora e divertida , trabalhando várias áreas curriculares .