segunda-feira, 8 de junho de 2009

As nossas Histórias

Actividade realizada na sala do 1º B ( prof.ª Amélia)

Competências/ Objectivos
- Desenvolvimento da linguagem oral.
- Desenvolvimento da consciência linguística.
- Alargamento da expressão oral em português padrão (desenvolvimento da consciência fonológica).
- Exprimir-se de forma confiante, clara, audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo.
- Capacidade para produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos.
Tema/ Conteúdos
As histórias
Expressão oral:
-Leitura do título do livro
- Leitura das palavras da caixa.
-Leitura das frases escritas aos colegas.

Expressão escrita:
-Fazer o resumo da história com frases simples.

Estratégias
Trabalho a pares

§ Os alunos serão agrupados a pares.
§ A professora pede a um elemento do par para retirar do baú um livro de histórias.
§ Cada grupo escreve frases sobre a história que lhe calhou com a ajuda de palavras que estão na caixinha ou no livro.
§ No final os grupos lêem as frases (história) feitas aos colegas.
§ Os restantes alunos ouvem e estão atentos para verificarem se a história está completa.
§ Cada grupo fará a ilustração da sua história.

Materiais utilizados
- Baú das surpresas
- Caixinha com palavras
-Livros de histórias
- Folhas de papel
-Material de escrita
- Material de pintura
- Fichas
Produções dos alunos / fotos












Actividade realizada com os aluno do 1º ano da EB1 do Carrascal (prof.ª Ana) e as turmas de 1º ano da EB1 do Castelo (prof.ª Amélia e profª Cidália)


História do menino que não gostava de ler

Tema/ Conteúdos

● Expressão oral:

- Conto da história: « O menino que não gostava de ler », acompanhado das respectivas imagens em power point.
- Reconto por parte dos alunos.
● Expressão escrita:

- Tabuleiro das palavras
– ficha de trabalho.
Competências/ Objectivos

- A utilização do computador como recurso da aprendizagem da língua.
- Desenvolvimento da linguagem oral.
- Desenvolvimento da consciência linguística.
- Alargamento da expressão oral em português padrão (desenvolvimento da consciência fonológica).
- Exprimir-se de forma confiante, clara, audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo.

Estratégias

● A professora lê a história para o grupo/turma.
● Forma pares para legendarem uma folha com imagens da história (cada folha contem 3 imagens sequenciadas)
● A professora vai circulando por todos os grupos de modo a ajudar as crianças com mais dificuldades.
● A parte que cada par legendou será apresentada à turma, de forma a completar toda a história. (imagens do 1 ao 24)
● Forma pares para realizarem o tabuleiro de palavras e a ficha de trabalho.
● A professora vai circulando pela sala, de modo a ajudar as crianças com mais dificuldades.
●.Auto e hetero avaliação da forma como decorreu a aula, e o que pensam das sessões do PNEP














Avaliação das sessões PNEP na sala do 1º B

· Gostámos de inventar histórias;
· Gostámos do jogo do Bingo;
· Gostámos de passar os trabalhos no computador;
· Gostámos muito das imagens do livro “A fada das estrelas” e de inventar as histórias;
· Foi divertido fazer a dramatização da galinha Ruiva com adereços;
· Gostámos de fazer o desenho das personagens da história da Joaninha Vaidosa;
· É divertido jogar com as sílabas;
· Gostámos da tarefa “A roda das sílabas”;
· Gostámos muito de brincar às sílabas pirata;
· Gostámos de legendar histórias;
· É divertido ver e ouvir histórias na Biblioteca Digital;
· Adoramos ouvir ler e contar histórias
· Gostamos muito que a professora Joana venha à nossa sala de aula;
· Descobrimos que já sabemos muitas coisas, e quase todos já sabem ler tudo, e escrever...

Sem comentários: