SUMÁRIO:
O ensino da leitura.
- A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretação textuais. Leitura orientada, leitura recreativa e leitura para informação e estudo.
- A utilização dos suportes em papel e digital.
Conhecimento de Obras Literárias
Ficha de Leitura
• Regista os dados mais importantes do livro.
Título_______________________
Autor_______________________
Ilustrador ____________________
Editora _______________________
• O livro que vais ler classifica-o quanto ao grupo a que pertence:
Literatura Portuguesa O
Literatura Estrangeira O
• Na lombada do livro encontra-se a cota, regista-a. ______________________________
• Identifica os principais aspectos do livro
____________________________________________________________________________________
• Descreve a capa do livro
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
• Que tipo de história te sugere a capa?
O Aventura
O Mistério
O Ficção
O Outro __________________________
ESCOLA EB1 ____________
Ficha de leitura
Ano lectivo ____/______ ____º ano
Aluno: ______________________ Data ___/___/200__
LIVRO, meu amigo!
Agora que te estamos a ler / acabamos de ler (cortar o que não interessa), na sala de aula, vou escrever um pouco sobre ti, sobre aquilo de que falas, sobre aquilo que em ti descobri… Assim…
O teu título é “___________________________________________________"
mas para mim podias chamar-te “____________________________________"
O teu autor é __________________________________________________
O teu ilustrador foi _____________________________________________
A tua editora é ________________________________________________
e foste editado em _________________________________ a ___/___/____
Tens _______ páginas: ilustradas / sem ilustrações (cortar o que não interessa)
És um livro de poesia / de prosa / texto dramático (teatro) / de BD (cortar o que não interessa)
Contas-nos: uma história / várias histórias (cortar o que não interessa)
A(s) tua(s) história(s) é(são): real(reais) / imaginária(s) (cortar o que não interessa)
A tua personagem principal chama-se_________________________ e é um(a)_____________________________________
A(s) outra(s) personagem(ns) que participa(m) na(s) tua(s) história(s) é(são) ______________________________________________
A tua história passa-se (quando? - tempo) _______________________________________________ e decorre (onde? - lugar) ____________________________________
Contaste-nos a história de… _________________________________________________________
_________________________________________________________
Livro, gostei muito de ti, de te conhecer e de conviver contigo. Até à próxima, meu amigo!
Sem comentários:
Enviar um comentário