O desenvolvimento da linguagem oral:
- Percursos de desenvolvimento da linguagem oral;
- Determinantes de desenvolvimento;
- A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem;
- Desenvolvimento discursivo;
- A relação entre o oral e o escrito numa perspectiva de desenvolvimento;
- O desenvolvimento da consciência lexical;
- Ensino explícito do vocabulário;
- A reflexão orientada sobre o conhecimento da língua e os efeitos da consciência linguística na aprendizagem dos usos secundários da língua e na sistematização desse mesmo conhecimento.
O ensino da leitura:
O ensino da expressão escrita:
- Comportamentos emergentes de escrita;
- A emergência do discurso na produção textual;
- A entrada na aprendizagem formal da escrita;
- A articulação entre a aprendizagem da escrita e a leitura;
- A diversidade de competências envolvidas na produção textual, em particular as competências gráficas, ortográficas e de textualização;
- O processo de escrita e as suas diferentes componentes;
- A construção de textos de diferentes géneros discursivos, com vista a proporcionar a descoberta e a utilização de funções diversificadas da linguagem escrita;A avaliação da escrita.
A utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua por adultos e por crianças:
- Dispositivos tecnológicos e comunicativos ( páginas pedagógicas, blogues, enciclopédias,…);
- Arquitectura do hipertexto ( processos de coerência discursiva ) e operações cognitivas;
- Uso dos suportes e linguagens pelas crianças e aprendizagens colaterais;
- Exploração dos recursos da Internet;
- Produção de materiais em formato electrónico.
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