sábado, 27 de dezembro de 2008

Temas e conteúdos da Acção:

O desenvolvimento da linguagem oral:

  • Percursos de desenvolvimento da linguagem oral;
  • Determinantes de desenvolvimento;
  • A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem;
  • Desenvolvimento discursivo;
  • A relação entre o oral e o escrito numa perspectiva de desenvolvimento;
  • O desenvolvimento da consciência lexical;
  • Ensino explícito do vocabulário;
  • A reflexão orientada sobre o conhecimento da língua e os efeitos da consciência linguística na aprendizagem dos usos secundários da língua e na sistematização desse mesmo conhecimento.

O ensino da leitura:

  • A emergência da leitura e da escrita e a relação com a educação pré-escolar;
  • O ensino da decifração;
  • O desenvolvimento da consciência fonológica;
  • A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretação de textos;
  • Leitura orientada, leitura recreativa e leitura para informação e estudo;
  • O desenvolvimento da literacia: ler em diferentes suportes e espaços;
  • Literatura para crianças;
  • A leitura em sala de aula e na biblioteca;
  • Actividades de animação de leitura e a relação com o Plano Nacional de Leitura;
  • A avaliação da leitura.

O ensino da expressão escrita:

  • Comportamentos emergentes de escrita;
  • A emergência do discurso na produção textual;
  • A entrada na aprendizagem formal da escrita;
  • A articulação entre a aprendizagem da escrita e a leitura;
  • A diversidade de competências envolvidas na produção textual, em particular as competências gráficas, ortográficas e de textualização;
  • O processo de escrita e as suas diferentes componentes;
  • A construção de textos de diferentes géneros discursivos, com vista a proporcionar a descoberta e a utilização de funções diversificadas da linguagem escrita;A avaliação da escrita.

A utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua por adultos e por crianças:

  • Dispositivos tecnológicos e comunicativos ( páginas pedagógicas, blogues, enciclopédias,…);
  • Arquitectura do hipertexto ( processos de coerência discursiva ) e operações cognitivas;
  • Uso dos suportes e linguagens pelas crianças e aprendizagens colaterais;
  • Exploração dos recursos da Internet;
  • Produção de materiais em formato electrónico.

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