sábado, 6 de junho de 2009

10ª sessão- A leitura

O ensino da leitura. A leitura em sala de aula e na biblioteca. Actividades de animação da leitura e a relação com o Plano Nacional de Leitura. A avaliação da leitura.

Actividade realizada na sala do 2º e 3º ano da EB1 do Carrascal ( prof.ª M.ª do Rosário)
Nesta Sessão realizaram-se diversas actividades:
A avaliação da leitura
Esta Sessão Tutorial teve a seguinte sequência:

-Audição da história “João e o pé de feijão” em C.D.-
-A compreensão de textos
- Contextualização da actividade
- Explicação à turma da importância da compreensão de textos
- Mobilização de conhecimento prévio sobre o assunto do texto
- A partir do título,a professora pede à turma para explicarem o seu conteúdo
- Formam-se pares e a professora distribui uma imagem e o texto da história, a cada par
1ª PARTE
Actividades durante a leitura:
- leitura silenciosa dos alunos
-leitura modelo do professor
-leitura em voz alta dos alunos
- exploração do significado de palavras pelo contexto
-Exploração da rima, do ritmo e melodia·

Actividades a desenvolver depois da leitura

-Identificação da acção, no tempo e no espaço·
-Identificação de onomatopeias·
-Construção de acróstico e diversas actividades relacionadas
-Os alunos seleccionam a parte do texto que se adequa à sua imagem e copiam-na.
- Os alunos pintam as imagens.
-Através de consulta oral por parte da professora, os alunos vão indicando que têm a parte seguinte da história, um elemento de cada par lê ao grande grupo e afixa-a no quadro negro de modo que a história fique ordenada.
-Os alunos constroem as personagens da história com materiais diversos e através de técnicas de pintura, recorte, colagem, etc
-Pesquisa na internet de informação sobre o feijoeiro
- Sementeira do feijão

Para esta Sessão foram seleccionadas as seguintes competências...
Ser capaz de:
- exercitar a leitura e a escrita
- reter informação a partir de enunciados escritos
- identificar o assunto do texto
- identificar personagens
- recolher e organizar informação
- utilizar com correcção oral e escrita o vocabulário novo
- responder a diferentes tipos de questões
- identificar e utilizar inferências e anáforas

Alguns das imagens para ordenar e dos trabalhos realizados nesta sessão e nos dias seguintes:


























































Produções dos alunos:










Sem comentários: