Tema/ Conteúdos
-Leitura e interpretação de um poema sobre os avós.
-Detecção dos erros ortográficos constantes no texto.
-Reescrita do texto, na ficha de trabalho e no “Magalhães”
-Escrita de uma das quadras do poema à volta de uma imagem relacionada com os idosos.
-Ficha de interpretação /gramática
-Ficha de avaliação da actividade
-Montagem do poema com as imagens
-Leitura e interpretação de um poema sobre os avós.
-Detecção dos erros ortográficos constantes no texto.
-Reescrita do texto, na ficha de trabalho e no “Magalhães”
-Escrita de uma das quadras do poema à volta de uma imagem relacionada com os idosos.
-Ficha de interpretação /gramática
-Ficha de avaliação da actividade
-Montagem do poema com as imagens
Estratégia/Actividades
- Os alunos trabalharão em grupos de 4/5 elementos com algum equilíbrio entre os grupos.
- A professora lê o texto aos alunos e fará algumas questões de interpretação.
- A professora lê o texto aos alunos e fará algumas questões de interpretação.
-Os alunos depois terão que voltar a ler o texto, detectar os erros, corrigi-los (podendo usar o dicionário) e reescrever o texto novamente já sem erros.
-Um dos alunos do grupo realizará esta tarefa no Magalhães (o texto será passado da Pen para o mesmo e o aluno/a terá que o corrigir com a ajuda dos colegas do grupo).
Aos alunos do 1º ano será pedido que identifiquem as letras piratas existentes numa poesia do mesmo tipo e que posteriormente corrijam essas palavras.
- Seguidamente será dado a cada grupo uma imagem relacionada com os idosos (uma “avó”, um “avô”, um par de óculos, uma bengala e umas pantufas), cada grupo terá que escrever uma quadra à volta dessa imagem (dar à escrita uma forma relacionada com o conteúdo de um texto) para posterior montagem do poema.
- Em ficha própria os alunos farão a interpretação do texto e alguma gramática.
Aos alunos do 1º ano será pedido que identifiquem as letras piratas existentes numa poesia do mesmo tipo e que posteriormente corrijam essas palavras.
- Seguidamente será dado a cada grupo uma imagem relacionada com os idosos (uma “avó”, um “avô”, um par de óculos, uma bengala e umas pantufas), cada grupo terá que escrever uma quadra à volta dessa imagem (dar à escrita uma forma relacionada com o conteúdo de um texto) para posterior montagem do poema.
- Em ficha própria os alunos farão a interpretação do texto e alguma gramática.
- Por fim farão também em ficha própria a avaliação da actividade.
Texto para corrigir no "Magalhães:
Texto 1º Ano
Texto para corrigir na própria ficha
Ficha e cartaz do 1º Ano
Sem comentários:
Enviar um comentário