quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Consciência Fonológica - Exercícios para os alunos

Exercício A

Objectivos:

Materiais: 1 fantoche
Fonte: adaptado a partir de Adams et al. (2006)
Ano escolaridade: 1.º e 2.º anos

Etapa 1

O professor cria uma história à volta de uma personagem (a Silabinha) que produz as palavras sempre de forma silabada (numa primeira fase, é o professor que assume as produções desta personagem); as crianças têm de juntar as sílabas para adivinhar o que a personagem está a dizer.

Professor: Já sei que gostas muito de ouvir histórias, Silabinha. Que histórias já conheces?
Silabinha: Ca-pu-chi-nho Ver-me-lho
Crianças: Capuchinho Vermelho!
Professor: E…?
Silabinha: Ga-to das Bo-tas; Cin-de-re-la;
Crianças: Gato das Botas, Cinderela

As crianças continuam a entrevista à Silabinha, tendo sempre de juntar as sílabas para poder reproduzir, em voz alta, as palavras do fantoche.

Etapa 2 (após alguns dias de familiarização com a personagem)

Uma criança assume o papel de Silabinha (manuseando o fantoche e silabando todas as produções); os restantes colegas têm que traduzir as intervenções da Silabinha, pois o professor não consegue perceber nada do que ela diz!

Variante do exercício A

Resolução de uma ficha de trabalho .
A Silabinha produz (silabando) as palavras representadas na ficha por uma ordem aleatória. Cada criança/grupo de crianças numera as imagens pela ordem em que a personagem as enuncia, usando o quadrado junto a cada imagem para escrever o número correspondente (1 para a primeira palavra a ser produzida, 4 para a última…). Depois, pintam os círculos junto de cada imagem (1círculo=1sílaba).


Exercício B

Objectivos:


Materiais: tambor (ou imagem do mesmo); espelhos (um para cada criança)
Fonte: adaptado a partir de Costa (2003)
Ano escolaridade: 1.º e 2.º anos; alunos do ensino pré-escolar

Todas as crianças devem estar sentadas em frente a um espelho; o professor fica de frente para elas.

Etapa 1
Um aluno toca tambor (palmas, ou…); as crianças imitam, oralmente, o som dos batimentos [ppppp]. Depois, com a orientação do professor, dizem palavras que começam por este som (Paula, Pedro, porta…)

Prof: “Vamos agora descobrir como se faz o som. Para isso, vamos dizê-lo várias vezes seguidas, mas devagarinho, como se fosse em câmara lenta, assim:!”.
O professor deverá exagerar na articulação, realçando o papel dos lábios na produção do som. Poderá, também, imitar o movimento do abrir e fechar dos lábios com a mão, ao mesmo tempo que produz o som.

Prof: “Agora façam lá vocês, olhando para o vosso espelho; muito bem!” Reparem que, para fazermos este som, é preciso afastarmos e aproximarmos duas coisas, o que é? Pois temos de aproximar os lábios; vamos então chamar-lhe de som dos lábios, está bem? Vamos agora descobrir outros sons dos lábios...”.
O exercício continua, com a análise dos restantes sons labiais , , , .

Etapa 2
Repete-se o procedimento anterior, mas desta vez o professor orienta as crianças no sentido de observar que, para além dos sons dos lábios, existem os sons da língua, cuja produção pode implicar a subida da língua para a zona dos dentes da frente (caso dos sons , , , , , l, r), ou então pode implicar o recuo da língua x, j, nh, lh).

Etapa 3
Repete-se os procedimentos anteriores de forma a que as crianças observem que, para além dos sons dos lábios e dos sons da língua existem os sons da garganta (, , rr), que são produzidos na parte de trás da boca.


Exercício C

Objectivos

Materiais
: caixa com imagens seleccionadas previamente, 2 sacos de papel.
Fonte: adaptado a partir de Alves
Ano escolaridade: 1.º e 2.º anos

O professor apresenta à turma duas imagens (cobra e vaca); as crianças imitam o som produzido por cada animal ([sssss]; [mmmm]). As imagens são fixadas em sítios visíveis, mas separados (por exemplo, uma de cada lado do quadro). Junto de cada imagem, é colocado um grande saco de papel, aberto.

O professor explica às crianças que os dois animais são muito amigos e resolveram ir às compras juntos. No entanto, há um pequeno problema: a cobra só pode escolher coisas cujos nomes comecem com o som [s] e a vaca também só pode comprar objectos cujos nomes comecem por [m]! Para isso, elas vão precisar da ajuda das crianças…

O professor fornece às crianças uma caixa com imagens; a maioria deverá remeter para palavras com os sons [s] ou [m] (sopa, sumo, sapato, saco; mel, manteiga, mala, máscara…), mas algumas deverão remeter para vocábulos iniciados por outros sons (livro, frasco, caderno…).

Um aluno voluntário (ou o professor) encarrega-se de tirar as imagens, uma a uma, da caixa e de as mostrar à turma. Os colegas vão dizer a palavra representada, identificar o som inicial e dizer em que saco de compras deve ser inserida.

Exemplo - O voluntário mostra à turma a figura de um sapato; as crianças…
(i) dizem a palavra “sapato”,
(ii) repetem o som inicial – [s] e
(iii) dizem ao voluntário para colocar a imagem no saco de compras da cobra.

Sem comentários: