SUMÁRIO
- O desenvolvimento da linguagem oral.
- A importância do ensino explícito do vocabulário na compreensão da leitura e na produção textual.
- A reflexão orientada sobre o conhecimento da língua e os efeitos da consciência linguística na aprendizagem dos usos secundários da língua e na sistematização desse mesmo conhecimento.
- Produções de materiais e exercícios práticos de acordo com a temática em estudo e o novo programa de Língua Portuguesa.
Alguns trabalhos realizados nas sessões de tutoria dos formandos
LENGALENGAS
Bichinha gata
Bichinha gata
Que comeste tu?
Sopinhas de leite
Onde as guardaste?
Debaixo da arca
Com que as tapaste?
Com o rabo do gato
Sape, sape, sape!
Chica larica
Chica larica
De perna alçada
Comeu uma galinha
Na semana passada
Se mais houvesse
Mais comia
Adeus senhor padre
Até outro dia.
Um Atum
Um - Atum,
Dois -Bois,
Três -Inês,
Quatro -Pato,
Cinco -Brinco,
Seis- Anéis,
Sete -Filete,
Oito -Biscoito,
Nove- Chove,
Dez -Lava os Pés,
Onze -Os sinos de Mafra
são de Bronze.
A criada lá de cima
A criada lá de cima,
é feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
Diz assim ao patrão:
Sete e sete são catorze,
Com mais sete vinte e um,
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum.
Sem comentários:
Enviar um comentário