domingo, 1 de fevereiro de 2009

3ª - SESSÃO …
O oral e o escrito numa perspectiva de desenvolvimento .
Actividades de desenvolvimento da consciência fonológica Na escola temos tendência a utilizar, prioritariamente, a linguagem escrita … Isso mostram-nos as crianças quando conversamos um bocado (sem escrever) e nos perguntam:"
"- Então hoje não trabalhamos?"
Este talvez seja o momento para iniciar uma reflexão colectiva sobre o tema e autoconsciencializarmo-nos sobre o trabalho mental que requer o expressarmo-nos oralmente, ainda que muitos processos sejam inconscientes.
Para esta prática não esqueçamos que falar, não só consiste em pronunciar correctamente mas também que o processo é audiofonético, implicando na sua dinâmica todo o conjunto corporal, dado que um corpo tenso — por exemplo — recebe e transmite com dificuldade.
Parece claro que é importante levar os alunos a dialogarem com naturalidade em sala de aula, evitando no entanto que os mesmo tragam a gíria do recreio para a sala. Deverá haver sensatez para não se cortar a espontaneidade do diálogo, mas complementar essa espontaneidade com alguma correcção.

Assim, deste ponto de vista, considerando o conhecimento oral intuitivo da língua, como um conhecimento “natural”, valerá a pena, sempre que possível, tomar como ponto de partida o desenvolvimento oral das questões a estudar, promovendo um desenvolvimento /amadurecimento da oralidade através da musicalidade, da intuição, da repetição, como ponto de partida para a tomada de consciência linguística, em ordem ao conhecimento explícito percorrendo-se um caminho do Oral para o Escrito…
Apresento aqui algumas actividades promotoras do desenvolvimento da oralidade, desenvolvidas nas aulas tutoriais das escolas do nosso Agrupamento .

Exercício de improvisação " As imagens que falam"
§ A professora pede a um aluno de cada vez, que retire à sorte, de uma caixa um cartão com uma imagem.
§ Depois de olhar para a imagem, o aluno deverá falar durante um minuto sobre aquilo que a imagem lhe sugere, sem dizer o seu nome.
§ Os outros alunos da turma devem adivinhar de que está a falar o colega.

Material:
Caixa Mágica
Cartões com imagens:





Memorização de uma lengalenga e sua verbalização de diversas formas
§ A professora apresenta à turma uma lengalenga, pedindo aos alunos que a memorizem.
§ Depois de todos a terem memorizado a professora faz vários exercícios com os versos da mesma. Os alunos vão dizer versos num tom mais alto, mais baixo, depressa, devagar, batendo palmas, dizendo versos alternadamente...
Cartaz com lengalenga
Ratapaz, paz, paz
Cá o rapaz
Ratapez, pez, pez
Quer rapidez
Ratapiz, piz, piz
A lavar o nariz
Ratapoz, poz, poz
A comer a noz
Ratapuz, puz, puz
A pôr o capuz
Memorização de uma pequena canção/mímica
§ Finalmente, apresenta a letra de uma pequena canção (uma quadra), para os alunos

Canção
Um burro e um boi
Cansados de andar
À sombra da oliveira
Ficaram a descansar
1º Ano Turma B

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