domingo, 1 de fevereiro de 2009

Histórias inventadas pelos alunos do 2º Ano turma I nas sessões Pnep.

O Barco perdido
Era uma vez um grupo de marinheiros que queria encontrar um tesouro chamado “ “Colar de Ouro”. Arranjaram um barco e navegaram durante muitos séculos até que encontraram uma ilha perdida.De repente o barco ficou encalhado num banco de areia e andaram, andaram, andaram… até que chegaram ao fim da ilha.Olharam para o chão e viram um grande X que estava preso na areia. Eles tiraram o X da areia, escavaram e escavaram a areia e… eis que encontraram o tesouro que tanto procuravam.Voltaram para trás e o barco já não estava lá. Olharam para uma árvore e, pendurado, estava um pano mágico. Com uma folha de árvore fizeram um papel. O marinheiro mais pequeno tinha sempre uma garrafa no bolso. Então enviaram uma mensagem.A Cecília que era amiga dos marinheiros, disse aos pais para enviarem a “tropa de socorro”.Eles foram salvos mas o barco continuou perdido… sabe-se lá por onde!...- Mas que grande aventura!- disse a Carolina- Que corajosos!- concluiu a Marta.
André Casimiro
Carolina Buinho
Paulo Moreira
Marta Mourato

O coelho e o tubarão
Era uma vez um coelho chamado João. Num belo dia de Verão, o coelho João resolveu ir à praia. Encontrou um tubarão.O João Coelho, cheio de medo, fugiu e foi esconder-se em casa, debaixo da cama do papá coelho.No outro dia o coelho João voltou à praia e viu o tubarão a chorar.Então perguntou-lhe:- Porque estás a chorar?O tubarão cheio de lágrimas nos olhos disse:- Eu não sou mau, não te quero fazer mal… eu só quero brincar!E logo ali começaram a brincar mas decidiram explorar o fundo do mar. Como o coelho não sabia nadar, pôs as braçadeiras e lá foi ele com o tubarão até ao fundo do mar. Pelo caminho viram peixes, estrelas-do-mar, cavalos marinhos, uma baleia enorme e até uma linda sereia encontraram no fundo do oceano.Mas, no meio do seu passeio, encontraram um tubarão enorme e mau que os perseguiu. O coelho João e o seu amigo tubarão esconderam-se atrás de uma rocha, o tubarão mau ao querer apanhá-los bateu na rocha. Ficou muito magoado e saiu dali a nadar a toda a velocidade.Cansados de toda aquela aventura, os dois amigos pediram ajuda aos golfinhos para os trazer de regresso a casa, onde chegaram muito felizes.

Catarina Consolado
Francisca Heitor
João Maria Grilo
Rafael Escarpiado

O Super-Gato preto
Era uma vez um gato chamado “Miau”. Um dia resolveu que queria ser um super-herói. A sua vontade era grande e para isso teria de passar montes e vales para chegar ao castelo do rei onde viviam umas bruxas que o poderiam ajudar.Quando lá chegou perguntou:- Onde estão as bruxas?- Estão na porta ao lado. – respondeu o rei.Bateu à porta e as bruxas mandaram-no entrar.- Eu queria ser um super-herói, posso? Vocês ajudam-me?- perguntou o gato.
- Nós só te deixamos ser super-herói se nos deixares o teu “miau” (que era a fala dele)- disseram as bruxas.Nesse momento apareceram três fadas que andavam a voar pelas redondezas do castelo. Viram o gato muito aflito e resolveram dar-lhe o “miau”.
Luís Godinho
Mário Bilro
Miguel Toscano
Patrícia Martins
Raquel Ruivo

O gato Pintinhas
Era uma vez um gato preto chamado Pintinhas que vivia com a dona numa casa colorida.Ele dormia numa cama muito fofinha com um cobertor de xadrez. Num dia de Outono, o gato Pintinhas e a sua a dona resolveram dar um passeio pela mata.Pisando o manto fofo de folhas caído, o gato Pintinhas conheceu uma gatinha cor-de-laranja que tinha um laçarote cor-de-rosa na cabeça e uma coleira vermelha ao pescoço. Viu logo que podiam ser amigos.Quiseram viver uma aventura na mata e por ali correram até que descobriram uma gruta.Entraram receosos porque não sabiam o que iam encontrar. De repente a gruta alargou e descobriram uma sala cheia de guloseimas.Pensaram:- Isto é um grande banquete só para nós os dois e se fossemos convidar todos os animais da mata?Se bem o pensaram, melhor o fizeram.Foram chamar os pássaros, as formigas, a cobra… e fizeram uma grande festa.
Raquel Mira
Beatriz Arranca
Joana Potra
Tiago Ferreira
João Paulo Curado
Os quatro amigos

Era uma vez quatro amiguinhos que foram fazer uma Visita de Estudo a Lisboa. Foram ver uma peça de teatro sobre o Zoo.De seguida foram à Torre de Belém onde uma senhora lhes contou uma história sobre barcos.“Era uma vez quatro navegantes que se chamavam Daniel, Diogo Rosinha, Diogo Ferreira e Sérgio. Estes quatro navegantes tinham uma fortaleza onde guardavam espadas, machados, tanques, um dragão dourado e um dinossauro cinzento que era o T-Rex. Eles tinham que se preparar para uma grande batalha contra uns robots que ameaçavam o mundo. Então começaram a treinar até que chegou o grande dia da batalha.Lutaram e conseguiram com grande esforço combater os robots.A partir desse dia a Terra viveu em paz sem ameaças.”No final do dia os quatro amiguinhos regressaram a casa e contaram aos pais a aventura vivida naquela Visita de Estudo a Lisboa.
Daniel Fialho
Diogo Ferreira
Diogo Rosinha
Sérgio Ascensão

Sem comentários: