domingo, 1 de fevereiro de 2009

Joguinho do comboio Charlatão / Alfabeto rimado

Actividade realizada na sala do 3o Ano turma L

O Comboio Charlatão

A criada lá de cima
É feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
Diz assim ao patrão:

Sete e sete são catorze,
Com mais sete vinte e um,
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum.

Mas o resultado da mensagem quando chegou à última carruagem... ao último passageiro...Foi:

Ana a seguir,
Ana a seguir
Ana a seguir
Ai senão,
Ai senão
Ai senão

Sete e sete são catorze,
Com mais sete vinte e um,
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum.
Alfabeto Rimado (Todos os alunos da turma)

A avião
caiu em cima da cabeça do meu cão;
B barco, barquito navegou no mar
viu o João chorar;
C cavalo estava a comer,
deu-me uma dentada ficou-me a doer;
D dado deu uma volta ao mar
ficou-se a queixar;
E elefante é tão elegante
parece um gigante;
F flor preferida é a rosa
porque é muito cheirosa;
G gatinho na minha florzinha
caiu no chão partiu a patinha;
H hora é uma hora,
é uma hora é hora de ir embora;
I ilha tem cá um calor,
vou pôr bronzeador;
J jaguar acabou de nascer
mas não consegue correr;
L leão comilão
foi ao Japão;
M maçã vermelhinha
vai para a barriguinha;
N de Nota
que partiu a porta;
O de Oculista
que vai ao dentista
P Pato carrapato,
estragou o sapato;
R rã é viscosa,
o Guilherme cozinhou-a e ficou deliciosa;
S sapato do Simão
dá muita comichão;
T tartaruga foi ao Japão
para comer pão;
U urso comilão
comeu tanto que ficou com uma indigestão;
V Vitorino a tocar violino
na casa do meu primo;
X Xavier está a jogar
e atirou a bola ao ar;
Z zebra Zília
está a beber chá de tília.

Sem comentários: